Como é fabricado, quais os tipos de acetado e seus principais usos

25 Abr de 2023 - Embalagens

Como é fabricado, quais os tipos de acetado e seus principais usos

Como é fabricado, quais os tipos de acetado e seus principais usos

 

O acetato nada mais é do que uma substância química em estado sólido. Ele é muito parecido com o plástico, mas é muito mais rígido e firme. Do latim, a palavra acetato deriva da palavra “vinagre”. Sua mistura é feita com sódio e ácido acético. E isto é o suficiente para tornar o acetato um produto excelente para a produção de muitos outros itens.

 

O conceito de acetato tem origem no latim acētum, um vocábulo que faz referência ao “vinagre”. Consiste num material transparente que é usado na indústria gráfica e que se destina ao fabrico de películas fotográficas. Na química, o acetato constitui o sal que se forma quando se mistura o ácido acético com uma base qualquer.

 

Por outro lado, é interessante referir que o acetato de vinila é um líquido químico industrial, de aparência transparente e aroma suave, que é altamente inflamável. Este produto é usado para formar outros elementos químicos que, por sua vez, permitem elaborar tintas, adesivos, telas e papel. O acetato de vinila também pode ser utilizado para embalar certos alimentos e para modificar o amido.

 

Ele também pode ser comercializado em chapas de diversos tamanhos e espessuras, e você poderá escolher aquele que mais fizer sentido para a sua produção. É importante dizer que, por mais que ele seja um material químico, não faz mal.

 

Existem diferentes tipos de acetato, cada um com seu próprio processo de fabricação.

 

Onde pode ser utilizado o acetato?

 

Como este é um material rígido mas, ao mesmo tempo, flexível, ele torna-se o aliado número um de artesãos e pessoas que buscam uma solução rápida e prática para uma decoração ou personalização em casa, de forma caseira.

É possível, entre outras coisas produzir alguns materiais como:

 

  • Confecção de máscaras de proteção

 

  • Embalagens para presentes

 

  • Convites personalizados

 

  • Artesanato de forma geral

 

Veja abaixo mais detalhadamente sobre cada uma destes aspectos a partir de agora, para que você possa saber qual o material certo para o seu projeto.

 

 

Confecção de máscaras de proteção

 

O primeiro excelente uso do acetato, é para a confecção de máscaras de proteção. Certamente você já viu médicos, enfermeiros ou qualquer outro tipo de profissional que precise de proteção no rosto, usando algum tipo de máscara com origem de acetato.

 

Estas máscaras podem ser feitas a partir de uma folha comum, desde que haja um suporte correto para fixação na cabeça. Isto faz com que qualquer tipo de bactéria ou vírus passe longe de suas cavidades nasais, bucais e até mesmo, dos olhos. Afinal, muitas infecções podem ocorrer desta maneira.

 
Porém, este tipo de máscara não é somente para quem trabalha na área da saúde. Você também pode produzir uma máscara de acetato para atividades caseiras do dia a dia, como por exemplo, cortar a grama. Esta é uma atividade com um certo grau de risco para os olhos e para o rosto. E se proteger, então, é importante!

 

 

Embalagens para presentes

 

Entendendo o que é acetato, automaticamente conseguimos perceber ele em vários tipos de artigos. E as embalagens de presente, por exemplo, podem muito bem serem feitas a partir deste material.

 

Você pode criar caixinhas ou mesmo algum tipo de proteção para o presente, o que deixará sua surpresa ainda mais bonita.

 

O acetato, é um artigo transparente, semelhante ao plástico transparente, mas com uma rigidez muito grande. E isto proporciona um lindo acabamento para todas as peças que você eventualmente vier a desenvolver.

 

 

Convites personalizados

 

Se o seu objetivo for produzir convites personalizados, saiba que o acetato também pode ser um excelente aliado. Conforme mencionamos anteriormente, o acetato possui um lindo acabamento. E isso se encaixa muito bem com o conceito de convites, que precisam ser elegantes e charmosos.

 

Seja convites para casamentos ou aniversários, considerar a hipótese da elaboração a partir do acetato, pode elevar (e muito) o grau de modernidade da peça. E isto faz com que o convite em si possa se tornar, eventualmente, até mesmo uma peça de decoração!

 

Se você é daquelas pessoas que adora recordar um momento de forma física, um convite em acetato pode ser uma ótima maneira de fazer isso. Pois ele possui uma boa durabilidade, não possui desgaste da ação do tempo e ainda pode ser exposto em quadrinhos ou porta-retratos, como se fosse uma foto.

 

Vale mencionar também a utilização do acetato para a indústria fotográfica. Este artigo é ótimo para filmes e outras matérias primas deste mercado.

 

 

Artesanato de forma geral

 

E por fim, entendendo o que é acetato, automaticamente associamos com artesanato. Sim, produzir peças artesanais das mais variadas formas e estilos, é uma das maneiras mais versáteis de usar o acetato. Ele pode servir para bases, moldes, recortes, estruturas e até mesmo como peça principal (como no exemplo anterior, dos convites).

 

Se você é artesã ou artesão, sabe da importância de ter materiais sempre a disposição. Mas, claro, não qualquer material. Mas sim, os materiais certos. E o acetato certamente será uma ótima alternativa para se ter guardado na gaveta, pois amanhã mesmo você poderá usá-lo em algo que você sequer esperava.

 

 

Medidas de acetato. Qual escolher?

 

Há algo importante que precisamos entender sobre o acetato. Este é um artigo flexível, mas que possui diversas espessuras e tamanhos diferentes. Quanto mais espesso for o acetato, mais rígido ele será. Quanto menos espesso, mais maleável. Então, é mais do que importante você saber exatamente onde irá usar o material e comprar o modelo certo.

 

 

Tipos de Acetato

 

 

Acetato de celulose

 

O acetato de celulose, no que lhe diz respeito, é um termoplástico incolor e amorfo. Apresenta boa estabilidade relativamente aos raios UV e é higroscópico. Entre as suas aplicações, destacamos os pincéis, as armações dos óculos e as películas que se aproveitam para aplicações gráficas e artísticas.

 

Existem diferentes tipos de acetato, cada um com seu próprio processo de fabricação. No entanto, vamos descrever brevemente o processo de fabricação do acetato de celulose, um dos tipos mais comuns de acetato.

 

O acetato de celulose é produzido a partir da celulose, que é extraída da polpa de madeira ou de outras fontes vegetais. O processo começa com a extração da celulose, que é então tratada com ácido acético e outros produtos químicos para produzir uma mistura de celulose e acetato.

 

Em seguida, a mistura é dissolvida em um solvente orgânico, como acetona ou um álcool, para formar uma solução líquida. A solução é então filtrada e purificada para remover impurezas e outras substâncias.

 

A solução purificada é então transformada em um filme fino através de um processo chamado extrusão. Durante a extrusão, a solução é pressionada através de um molde em forma de fita, que é então seca e enrolada em rolos.

 

O filme de acetato pode ser usado diretamente para produzir uma variedade de produtos, como fitas, filmes para embalagens e lentes de óculos. Também pode ser tratado com corantes, revestimentos ou outros aditivos para obter propriedades específicas, como cor, resistência à umidade ou resistência ao fogo.

 

É importante ressaltar que o processo de fabricação do acetato envolve o uso de produtos químicos e equipamentos especializados e deve ser conduzido por profissionais experientes em condições controladas para garantir a qualidade e segurança do produto final.

 

 

Acetato de sódio

 

O acetato de sódio é um tipo de sal que é usado em processos de neutralização para eliminar a acidez livre, sendo a ação proporcionada por este suave. O acetato de sódio também oferece um efeito de aclaramento do couro.

 

Esse tipo conta com aprovação legal das autoridades sanitárias para ser utilizado nos alimentos. E para controlar o pH dos alimentos, ele costuma ser usado em diferentes etapas da fabricação desses, ajudando ainda na conservação.

Além disso, o acetato de sódio costuma ser utilizado em saneantes domissanitários, ajudando na fabricação de produtos como detergentes, sabões, entre outros.

 

Nos laboratórios, esse composto químico é usado como reagente, usado em reações químicas.

 

Por fim, esse é ainda um produto usado na indústria petrolífera como agente tamponador (também conhecido como agente tampão) para ajustar e estabilizar o pH numa solução, servindo na produção de petróleo, fluídos de construção de poços e outros.

 

O acetato de sódio é solúvel em água e também em etoxietano, sendo ligeiramente solúvel em etanol.

 

 

Acetato de ferro

 

O acetato de ferro é aquele que é usado como aromatizante em chicletes e como verniz em diversos ornamentos.

 

De acordo com os especialistas, os derivados desta substância têm precursores, como a acetil coenzima A, e moléculas associadas como é o caso, por exemplo, da malonil coenzima A e da propionil coenzima A.

 

 

Acetato de chumbo

 

O acetato de chumbo, com a fórmula molecular (CH3COO)2Pb, é um produto resultante da dissolução de chumbo no ácido acético, sendo bastante usado como reagente. O que se tem aqui é um sal orgânico que é também sólido e inodoro. Esse é de uso comum na fabricação de cosméticos também.

 

 

Acetato de amila

 

Outro tipo de acetato é o acetato de amila, tendo o mesmo a fórmula molecular CH3COOCH2CH2CH2CH2CH3. Ele é o resultado da mescla de álcool amílico com ácido acético. Esse tipo é amplamente utilizado a fabricação de essências artificiais e, ainda, é aplicado como solvente.

 

 

 

Quais os benefícios do acetato na indústria em geral?

 

O acetato é amplamente utilizado na indústria por suas propriedades químicas e físicas, que o tornam útil em diversas aplicações. Alguns dos benefícios do acetato para a indústria incluem:

  • Produção de solventes: O acetato é utilizado como solvente em várias indústrias, incluindo tintas, vernizes, adesivos e produtos de limpeza. Ele é eficaz na dissolução de resinas, óleos e outros compostos orgânicos.
  • Produção de plásticos: O acetato de celulose é um polímero derivado do acetato que é utilizado na produção de plásticos, filmes e fibras. Ele é resistente, flexível e transparente, e pode ser usado em uma variedade de aplicações.
  • Fabricação de produtos farmacêuticos: O acetato é utilizado como excipiente em muitos produtos farmacêuticos, como comprimidos e cápsulas. Ele ajuda a manter a estabilidade dos ingredientes ativos e pode ajudar na absorção dos medicamentos pelo organismo.

 

  • Produção de alimentos: O acetato é utilizado como aditivo alimentar em vários produtos, incluindo queijos, pães e outros alimentos assados. Ele ajuda a controlar o crescimento de bactérias e fungos e pode prolongar a vida útil dos alimentos.
  • Produtos de higiene pessoal: O acetato é utilizado na produção de produtos de higiene pessoal, como desodorantes, perfumes e produtos para cabelo. Ele ajuda a dissolver ingredientes ativos e pode dar consistência aos produtos.

Em resumo, o acetato é um composto versátil que pode ser utilizado em várias aplicações industriais, graças às suas propriedades químicas e físicas úteis.

Desentupidora Brasília

www.desentupidoraabreu.com.br

Serviço de desentupimento de esgoto e desentupidora de esgoto em Brasilia. Desentupidora Abreu atende a todo o Distrito Federal.

Desentupidoora em Praia Grande

www.praianadesentupidora.com

Desentupidora Praiana atende a toda Baixada Santista, Santos, Praia Grande, São Vicente, Guarujá e Cubatão. Serviço de desentupimento 24 horas todos os dias.

Desentupidora em Petropólis

www.pereirarodriguessaneamento.com.br

Desentupidora, Limpa Fossa e Hidrojateamento em Petrópolis e Teresópolis. Desentupimos canos, ralos e esgotos. Também temos dedetização em geral.

Dedetizadora em Fortaleza

www.ed7controledepragas.com.br

Serviço de Dedetização na Grande Fortaleza Dedetizadora ED7 Controle de Pragas. Dedetizadora de ratos, escorpião e baratas. Dedetização residencial, dedetização em empresas e dedetização em condomínios.

Logo Promom

A PROMOM é especializada na produção de etiquetas e rótulos de poliestireno para uso em contato direto e indireto com o alimento: etiquetas para frigoríficos, casas de carnes, açougues, laticínios, congelados e alimentos em geral. Produzimos também filme para etiquetas, filme para rótulos, laminado para etiquetas, laminado para rótulos, película para etiquetas, película para rótulos.

Institucional

- Nossa História

Informações de contato

Av. Bandeirantes, nº 4000, Jardim Santa Cecilia, CEP: 16902-040

pedidos@promom.com.br

Dúvidas? Fale com nosso atendimento

Clique para chamar no WhatsApp

Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade