Como Se Tornar Um Bom Designer

09 Mai de 2022 - Sem categoria

Como Se Tornar Um Bom Designer

Designer: quem é esse profissional?

 

 

O que faz um Designer?

 

 

O designer é o profissional responsável pela concepção de um produto. Ele compreende os conceitos artísticos e funcionais, projeta e idealiza um objeto utilitário com fins definidos.

 

É também o profissional que monta e ilustra peças de comunicação visual vistas em propagandas, comunicados, material interno e externo, fachadas, adesivagem e outros tipos de expressões visuais.

 

A criação de logotipos, marcas, embalagens, fontes para a escrita, animações (desenhos animados, por exemplo), revistas em quadrinhos, infográficos para jornais e revistas também são algumas possibilidades de atuação do designer. Seu cotidiano normalmente envolve equipes multiprofissionais. Dependendo de sua área, o designer poderá trabalhar com jornalistas, engenheiros, editores, programadores, publicitários, profissionais de Marketing e Administração, entre outros.

 

 

Como se tornar um Designer?

 

 

A profissão de designer ainda não é completamente regulamentada por lei, portanto, não necessita de um curso superior específico para atuação. No mercado de trabalho, há profissionais de diferentes cursos de graduação na função de designer.

 

Isso não quer dizer que o diploma não é valorizado. Os cursos de Design permitem uma aprendizagem ampla e aproximam os estudantes das oportunidades de trabalho, com a realização de estágios e outros projetos de integração com a sociedade.

 

Os interessados na profissão devem observar as grades curriculares das faculdades e escolher a que mais se encaixa com os objetivos profissionais que desejam. Os cursos de bacharelado, geralmente, apresentam uma duração média de quatro anos, e os cursos tecnológicos têm pelo menos dois anos de duração.

 

Eis um dos ofícios mais promissores do futuro: a profissão designer. A verdade é que os designers sempre existiram e desempenharam diversas funções nos mais variados setores. Mas as inovações tecnológicas deram um upgrade nesta profissão e fizeram dela uma área em plena expansão nos dias de hoje. Afinal, as tecnologias, processos e linguagens estão sempre se atualizando.

 

 

Afinal, o que faz um designer?

 

 

Vamos começar pelo básico: o que faz um designer. Antigamente, o Design tinha como função solucionar problemas relacionados à estética e ao visual das coisas. Com o passar do tempo, essa noção foi evoluindo. Hoje em dia, trabalhar com Design é muito mais do que apenas deixar algo bonito.

 

A profissão utiliza técnicas e métodos específicos para operar em variados contextos, envolvendo inclusive temáticas de outras disciplinas e áreas de ensino. Quando falamos em profissão designer, o ofício pode estar atrelado à construção de um software, design de uma revista, peça gráfica ou até mesmo à moda e arquitetura.

 

Essas são apenas algumas das ramificações do setor, sobre as quais falaremos melhor ao longo do post. A princípio, o que não podemos deixar de ressaltar é que o termo “design” não necessariamente significa “desenho”. Quem trabalha com desenhos são ilustradores. Embora ambas as áreas lidem com aspectos visuais, a carreira de um ilustrador está mais próxima da Arte do que do Design em si.

 

 

Por que trabalhar com Design?

 

 

Algumas vertentes dessa profissão são bastante requisitadas porque permitem trabalhar em modelo home office ou então seguir carreira no mercado freelancer, o que garante mais autonomia e flexibilidade aos profissionais. Principalmente para quem pretende trabalhar com Design Gráfico ou Web Design, basta um curso superior e um bom computador em mãos.

 

Contudo, devemos lembrar que não se trata apenas de questões visuais. Embora muita gente associe a profissão designer somente ao apelo visual, existem outras características que explicam o sucesso de uma peça ou solução proposta. No Design de Produto, por exemplo, esse percurso é tão (ou mais) importante quanto o resultado final. É justamente isso que faz o profissional se orgulhar desse ofício.

 

 

3 dicas para criar rótulos incríveis para seus produtos

 

 

Que os rótulos são parte fundamental de qualquer produto, hoje em dia, não há dúvidas. Afinal de contas, representam a identidade visual de uma embalagem, o gatilho que ativa a decisão de compra do consumidor e, principalmente, o perfeito equilíbrio entre design e informação para que o cliente possa fazer a sua escolha.

 

Por isso, no post de hoje, reunimos 6 dicas para criar rótulos incríveis para seus produtos! Acompanhe e descubra que há muita coisa por trás das cores e do material selecionado para compor a embalagem do seu portfólio no ponto de venda.

 

 

     1. Diferencie-se pelo material dos rótulos

 

 

Seja com as particularidades únicas do rótulo manga, ou com outro de sua preferência, vale iniciar a criação de um rótulo justamente pelo material que o irá compor.

 

Trata-se de uma decisão fundamental porque alguns materiais não resistem à umidade, outros não são apropriados para rotular garrafas e recipientes cilíndricos e existem, ainda, materiais que simplesmente não têm a ver com a sua identidade visual da marca.

 

Por isso, vale a pena buscar a diferenciação logo pela primeira decisão: o material a ser utilizado. Afinal de contas, o rótulo será uma das primeiras coisas que vão chamar a atenção do consumidor.

 

 

     2. Trabalhe o design de acordo com a sua marca

 

 

Ao se deparar com um rótulo, que tipo de reação você deseja causar no seu público-alvo?

 

Esta é a pergunta que você deve ter em mente ao conceber o design dos seus rótulos.

 

Isso implica o cuidado na organização das informações, das cores utilizadas, das imagens ou ilustrações e na harmonia visual causada pelo resultado final.

 

Vale lembrar, inclusive, que o design do rótulo e da sua embalagem reflete, diretamente, no posicionamento da sua marca. Não vale a pena adotar um design arrojado e cheio de cores, por exemplo, se a sua marca se posiciona como sóbria e clássica. Alinhe, portanto, o design do seu rótulo com o DNA da sua empresa!

 

 

     3. Diferencie-se da concorrência

 

 

Ainda que empresas do mesmo segmento se posicionem de maneiras distintas, existe um ponto de encontro entre elas, afinal de contas, o público-alvo de seus produtos é, basicamente, o mesmo.

 

No entanto, toda empresa deve buscar a sua diferenciação para que o consumidor gaste mais tempo observando um produto em vez de outro. É aí que a sua equipe deve focar em algo diferente, que chame a atenção, mas que não perca a funcionalidade e praticidade exigida em qualquer embalagem.

 

É um desafio, mas observar o posicionamento da concorrência, e o que ela tem feito para atrair mais clientes para os produtos dela, pode ser uma boa ideia para ingressar em territórios criativos ainda inexplorados e convencer o consumidor a preferir a sua embalagem.

 

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