In Mold Label: Alguns Apontamentos de Produção

09 Mai de 2022 - Rótulos

In Mold Label: Alguns Apontamentos de Produção

In mold label alguns apontamentos de produção.

 

 

Como fazer In Mold Label ou In Mold Labeling?

 

 

De forma resumida, o processo e a técnica empregada acontecem dessa forma: um filme de poliestireno (PS), pré-impresso, é colocado em um molde já no formato do produto, por exemplo, a forma de uma embalagem de balde ou pote de Açaí, em seguida, o poliestireno derretido é adicionado ao molde, fundindo assim, o rótulo nele.

 

A tecnologia In Mold Labeling foi apresentada ao mundo na década de 1970 e tornou-se um dos mais modernos sistemas de rotulação em plásticos. Mas antes de mergulharmos a fundo nesse conceito, precisamos, primeiro, traduzi-lo para o português.

 

O termo In Mold Labeling significa “rotulagem no molde” e resume muito bem a técnica empregada. Isso porque uma etiqueta de poliestireno pré-impressa é colocada em um molde, que tem a forma de um produto final, como, por exemplo, a forma de uma embalagem de margarina. Na sequência do processo, o PS derretido é adicionado ao molde, fundindo, assim, o rótulo à embalagem.

 

Os rótulos In Mold são impressos sobre filmes plásticos especiais que permitem sua adesão nas embalagens durante os processos de sopro ou injeção, fixando-se permanentemente em suas superfícies sem produzir bolhas de ar ou enrugamento pelo calor do molde.

 

Há três formas de imprimir os rótulos a partir desta tecnologia: digital, off-set e flexografia. Cada modelo tem suas particularidades, e a escolha vai depender muito da empresa que estiver utilizando o recurso.

 

 

Vantagens da tecnologia In Mold Labeling

 

 

A tecnologia pode oferecer diversos benefícios para a indústria.

 

A qualidade da impressão é de alta resolução, o que dá oportunidade de explorar mais os rótulos e, assim, atrair mais clientes. Além disso, é resistente à umidade e a grandes alterações de temperatura, fazendo com que o consumidor sempre saiba a marca, a validade e o produto que está consumindo.

 

Dentre as vantagens pode-se citar, ainda, o seu custo/benefício, tendo em vista que, ao empregar a tecnologia, a etapa da rotulagem é eliminada, economizando tempo e dinheiro. Além disso, a economia que começa na produção pode ser percebida pelo consumidor, pois o preço que é repassado para o produto final tende a ser menor.

 

Há, também, uma questão ambiental importante já que as embalagens são 100% recicláveis, o que resulta em ganhos para o meio ambiente ao facilitar os processos de reciclagem.

 

O sistema é empregado, principalmente, em embalagens e utensílios domésticos. Produtos como Sorvetes, manteigas e produtos de beleza são alguns dos produtos nos quais a tecnologia In Mold Labeling é empregada.

 

Atualmente, ela também é facilmente encontrada na fabricação de itens como banheiras de bebês, pratos e produtos para crianças.

 

Outro ponto que reforça o emprego desse processo é a resistência do rótulo ao tempo. Afinal, enquanto o produto durar, a imagem ou mensagem impressa será mantida, garantindo que dados como validade ou especificações de ingredientes mantenham-se intactos e em evidência a para o consumidor.

 

A PROMOM possui filme de poliestireno (OS ou PSAI) para processos de In Mold Label.

Desentupidora Brasília

www.desentupidoraabreu.com.br

Serviço de desentupimento de esgoto e desentupidora de esgoto em Brasilia. Desentupidora Abreu atende a todo o Distrito Federal.

Desentupidoora em Praia Grande

www.praianadesentupidora.com

Desentupidora Praiana atende a toda Baixada Santista, Santos, Praia Grande, São Vicente, Guarujá e Cubatão. Serviço de desentupimento 24 horas todos os dias.

Desentupidora em Petropólis

www.pereirarodriguessaneamento.com.br

Desentupidora, Limpa Fossa e Hidrojateamento em Petrópolis e Teresópolis. Desentupimos canos, ralos e esgotos. Também temos dedetização em geral.

Dedetizadora em Fortaleza

www.ed7controledepragas.com.br

Serviço de Dedetização na Grande Fortaleza Dedetizadora ED7 Controle de Pragas. Dedetizadora de ratos, escorpião e baratas. Dedetização residencial, dedetização em empresas e dedetização em condomínios.

Logo Promom

A PROMOM é especializada na produção de etiquetas e rótulos de poliestireno para uso em contato direto e indireto com o alimento: etiquetas para frigoríficos, casas de carnes, açougues, laticínios, congelados e alimentos em geral. Produzimos também filme para etiquetas, filme para rótulos, laminado para etiquetas, laminado para rótulos, película para etiquetas, película para rótulos.

Institucional

- Nossa História

Informações de contato

Av. Bandeirantes, nº 4000, Jardim Santa Cecilia, CEP: 16902-040

pedidos@promom.com.br

Dúvidas? Fale com nosso atendimento

Clique para chamar no WhatsApp

Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade