Como as Frutas e os Legumes Chegam ao Supermercado

09 Mai de 2022 - Sem categoria

Como as Frutas e os Legumes Chegam ao Supermercado

Do campo à gôndola: como as frutas e legumes chegam ao supermercado.

 


A agricultura foi uma das primeiras atividades do homem para existência humana e ainda hoje ela é uma das mais importantes. Com o passar do tempo, muitas coisas foram modificando e técnicas foram sendo aprimoradas. A verdade, nos dias atuais, é que a tecnologia está presente no campo e isso contribui muito para a produção e a qualidade da lavoura. A agricultura de precisão é o termo correto que define as práticas agrícolas tecnológicas e isso já está sendo implantado há algum tempo no país.

 

O profissional do campo para acompanhar essas modernidades e produzir em grandes quantidades precisou se adequar às necessidades. Hoje, cada vez mais, engenheiros, técnicos, agrônomos, entre outros estão empenhando os conhecimentos adquiridos para melhorar a produção.

 

Do processo de colheita até a chegada à mesa do consumidor os produtos passam por um processo rigoroso: toda a fruta colhida é lavada e processada em maquinário próprio de higienização e esterilização de fungos e bactérias e, por fim, embaladas em caixas adequadas para seu transporte.

 

Para que o alimento chegue à mesa do consumidor, ele passa por vários momentos e a cadeia do frio é a mais adequada para que o produto seja entregue com qualidade e sem desperdício.

 

A cadeia do frio exerce grande importância na manutenção da qualidade das frutas e/ou hortaliças. Quando a fruta e/ou hortaliça está na planta, exerce as funções vitais dos seres vivos, como a respiração e a transpiração, sendo abastecida de água e nutrientes. Ao ser colhida, continua respirando e transpirando, mas já não é mais naturalmente abastecida de água e nutrientes. Deve sobreviver com base nas suas próprias reservas acumuladas no campo. Na temperatura mais alta a fruta e/ou hortaliça respira mais rápido, consome antecipadamente suas reservas e morre mais rápido. Com temperaturas mais baixas o efeito é contrário. Assim o resfriamento tem três finalidades:

 

  • Reduzir a atividade biológica do vegetal, retardando o processo de maturação;
  • Diminuir a atividade dos microrganismos;
  • Minimizar a perda de água;

 

Os fatores que afetam o armazenamento refrigerado são: a temperatura, a umidade relativa e a velocidade de circulação do ar. Entre estes o mais importante é a temperatura.

 

 

Qual o conceito de cadeia de frio?

 

 

A cadeia de frio é todo o processo desde a concepção, passando pelo armazenamento, até ao transporte do produto, preservando todas as condições de refrigeração e garantindo a sua conservação. Depois, esses produtos são abastecidos nos principais supermercados, CEAGESP, além de sacolões, feiras de todo o território nacional.

 

 


A importância da Logística

 

 

Com o fenômeno da globalização, os negócios adquiriram um ritmo muito mais acelerado e dinâmico. Neste cenário, as empresas competem não apenas em âmbito local como também globalmente. Com isso, observou-se um crescimento expressivo na competição internacional e no comércio global.

 

Outra consequência importante causada pela globalização foi a mudança no comportamento dos consumidores, agora caracterizado pelo alto grau de exigência; isso se deve, principalmente, ao acesso a uma maior variedade de produtos.

 

Portanto, para se manterem vivas, as empresas precisam ser mais flexíveis e apresentar respostas rápidas ao mercado. Para isso, é necessário que elas desenvolvam um sistema de logística eficiente, capaz de torná-las mais competitivas.

 

Dentre as atividades-chave estão: transporte, gerência de estoques, processamento de pedidos e os serviços ao cliente. Essas atividades são responsáveis por maior parte dos custos logísticos, além de serem essenciais para o alcance da missão da logística.

 

As atividades secundárias incluem armazenagem, manuseio dos materiais, compras, embalagem, manutenção de informações e cooperação com a produção. Essas atividades são também chamadas de atividades de apoio. Mas, fazem parte da logística também.

 

Esse trabalho é fundamental na chegada das frutas, legumes e hortaliças às gondolas dos hortifrutis, supermercados, quitandas para que cheguem frescas à mesa do consumidor.

 

Para identificar tantos legumes, frutas quanto as caixas de armazenamento, a PROMOM possui etiquetas e rótulos de alta qualidade e atóxicas: etiquetas plásticas, etiquetas adesivas, etiqueta testeira para caixas, etiquetas personalizadas, etiquetas para ribbon.

Embalagens Rio Preto

www.viaplastembalagens.com.br

Viaplast Embalagens em Rio Preto é uma empresa de venda de embalagens para qualquer tipo de negócio na região. Temos sacolas, papelão, marmitas, humburgueiras, materiais de limpeza entre uma variedade de produtos.

Bild Construtora Rio Preto

www.consultorabild.com.br

BILD uma das maiores construtora do interior paulista está em Rio Preto desde de 2020 oferecendo o melhor em empreendimentos de alto padrão. BILD Rio Preto Construtora, conheça!

Atraso de Voo Indenização

www.drairport.com.br

Dr. AirPort é especialista em direito de voo, atraso de voo, extravio de bagagem e voo cancelado. Nós conseguimos que eles cumpram seus direitos. Fale conosco.

Cobertura de Vidro em São Paulo - SP

www.personalvidrosecoberturas.com.br

Personal Vidro e Coberturas atua há mais de 15 anos oferecendo o melhor serviço e design em acabamentos com vidros da Grande São Paulo, Baixada Santista e São José dos Campos.

Logo Promom

A PROMOM é especializada na produção de etiquetas e rótulos de poliestireno para uso em contato direto e indireto com o alimento: etiquetas para frigoríficos, casas de carnes, açougues, laticínios, congelados e alimentos em geral. Produzimos também filme para etiquetas, filme para rótulos, laminado para etiquetas, laminado para rótulos, película para etiquetas, película para rótulos.

Institucional

- Nossa História

Informações de contato

Av. Bandeirantes, nº 4000, Jardim Santa Cecilia, CEP: 16902-040

pedidos@promom.com.br

Dúvidas? Fale com nosso atendimento

Clique para chamar no WhatsApp

Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade