O Cultivo das Peras

09 Mai de 2022 - Sem categoria

O Cultivo das Peras

O cultivo das peras

 


Os ensaios conduzidos pela Embrapa em áreas de produtores mostraram que é possível colher até mais de 60 toneladas de pera por hectare, fazendo-se duas safras por ano na mesma planta. Esse número é superior ao encontrado em regiões tradicionais de cultivo da fruta no Brasil. O sabor é outro destaque.

 

 

Como é o cultivo da pera?

 

 

O clima perfeito para o desenvolvimento da pera, fruto da Pereira, é o frio. Durante o inverno, ela pode suportar temperaturas de até -20ºC e mesmo assim os frutos irão crescer firmes e fortes. A pereira cresce em solo limoso, arejado e profundo, devido ao tamanho da raiz.

 

 

Quanto tempo leva para um pé de pera produzir?

 

 

A pereira só começará a dar frutos com três ou quatro anos, com um tempo estimado de produção de até 30 anos. No Brasil, o florescimento da árvore acontece em agosto e setembro, durante o fim do inverno, e as frutas, normalmente no verão, de fevereiro a março.

 

 

Como é a árvore da pera?

 

 

Na maioria dos casos, a pereira é uma árvore caducifólia (que perde suas folhas sazonalmente) que pode crescer até 40 pés (12 metros) de altura ou até mais. Quase todas as pereiras que são cultivadas pelas frutas são caducifólias, mas existem alguns cultivares (principalmente ornamentais) que são sempre verdes.

 

 

Qual é a época de pera?

 

 

E, a partir de dezembro, começa a colheita das produções nacionais e de países da América do Sul, que dura até março. Hoje, a maior parte das peras consumidas no país é importada, já que o clima brasileiro não favorece o cultivo da fruta.

 

 

Quais são os tipos de pera?

 

 

Existem mais de 600 espécies, sendo a Pyrus communis a mais conhecida. O fruto (pera) tem formato oval ou arredondado.

 

Pyrus Os primeiros pomares de pera no Brasil foram plantados com portas-enxerto, utilizados até hoje em alguns pomares, necessitam de muito tempo para entrar em produção. Além disso, sua produção é mais inconstante do que a do marmelo.

 

Pera William’s:

 

É a variedade mais consumida no Brasil, com características organolépticas apreciadas no mundo inteiro e muito apta para processamento. Essa variedade pode ser considerada produtiva, com produção constante e bastante precoce quanto à sua entrada em produção. Porém, para essa variedade, devemos tomar alguns cuidados, analisando alguns fatores no momento de plantarmos um pomar. A William’s é uma variedade incompatível com o marmelo, devendo obrigatoriamente ser combinada com um marmelo vigoroso ou ser utilizado um inter-enxerto com uma variedade compatível tanto com o marmelo quanto com a variedade William’s. Outra dificuldade que estamos encontrando é o ponto de colheita, que é muito importante, pois, se for colhida muito verde, a fruta pode murchar em câmara fria, porém, se for colhida um pouco madura, a sua conservação em câmara é reduzida drasticamente, e sua vida de prateleira se torna curta, causando sérios problemas de descarte para o produtor ou embalador. A morte de gemas também é um fator que em alguns anos causa sérios prejuízos para o bolso do produtor.

 

Hoje em dia é muito comum que as pessoas queiram saber a origem de frutas, legumes e verduras para uma segurança alimentar e também por curiosidade. Já é possível encontrar em grandes redes de supermercados, etiquetas adesivas, impressas com impressoras de termo transferências sendo exibidas e etiquetas das marcas das frutas.

 

Porque eles escolheram as etiquetas adesivas? Por ter um baixo custo, pois frutas e verduras são de baixo valor agregado, principalmente para o produtor, que consegue rastrear seu produto, ter a visibilidade e ainda não aumentar seu custo.

 

Os rótulos para hortifruti são procurados pelos produtores para a embalagem de frutas, legumes e verduras. É um recurso imprescindível, por ser responsável pela exposição das informações mais importantes do produto, que será disposto em prateleiras e gôndolas. Os rótulos para hortifruti conferem uma apresentação visual atrativa aos consumidores, e também oferecem o benefício de facilitar a armazenagem e o rastreamento dos produtos distribuídos.

 

 

Características apresentadas para os rótulos de frutas, legumes e verduras - hortifrutis

 

 

A escolha da etiqueta para uma impressão de qualidade dos rótulos para hortifruti é uma etapa relevante. As etiquetas geralmente são adesivas e podem conter dados variáveis ou não. Para os dados variáveis, a impressora térmica responsável pela impressão dos adesivos pode tanto realizá-la por meio térmico direto ou indireto.

 

Os rótulos para hortifruti são parte essencial do marketing para os consumidores, e por isso devem ser efetuados com equipamentos de qualidade. Uma impressora e ribbon específico para a impressão permite letras legíveis, imagens à escolha do cliente feitas com alta resolução para compor uma embalagem e uma apresentação do produto que se destaque na prateleira.

 

 

Embalagens Rio Preto

www.viaplastembalagens.com.br

Viaplast Embalagens em Rio Preto é uma empresa de venda de embalagens para qualquer tipo de negócio na região. Temos sacolas, papelão, marmitas, humburgueiras, materiais de limpeza entre uma variedade de produtos.

Bild Construtora Rio Preto

www.consultorabild.com.br

BILD uma das maiores construtora do interior paulista está em Rio Preto desde de 2020 oferecendo o melhor em empreendimentos de alto padrão. BILD Rio Preto Construtora, conheça!

Atraso de Voo Indenização

www.drairport.com.br

Dr. AirPort é especialista em direito de voo, atraso de voo, extravio de bagagem e voo cancelado. Nós conseguimos que eles cumpram seus direitos. Fale conosco.

Cobertura de Vidro em São Paulo - SP

www.personalvidrosecoberturas.com.br

Personal Vidro e Coberturas atua há mais de 15 anos oferecendo o melhor serviço e design em acabamentos com vidros da Grande São Paulo, Baixada Santista e São José dos Campos.

Logo Promom

A PROMOM é especializada na produção de etiquetas e rótulos de poliestireno para uso em contato direto e indireto com o alimento: etiquetas para frigoríficos, casas de carnes, açougues, laticínios, congelados e alimentos em geral. Produzimos também filme para etiquetas, filme para rótulos, laminado para etiquetas, laminado para rótulos, película para etiquetas, película para rótulos.

Institucional

- Nossa História

Informações de contato

Av. Bandeirantes, nº 4000, Jardim Santa Cecilia, CEP: 16902-040

pedidos@promom.com.br

Dúvidas? Fale com nosso atendimento

Clique para chamar no WhatsApp

Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade