Tudo Sobre Bacon

09 Mai de 2022 - Rótulos

Tudo Sobre Bacon

Bacon fatiado

 


Elaborado com a barriga do suíno selecionada, defumado de forma natural e espessuras das fatias padronizadas. Ideal para acompanhar diversos pratos, para complementar seu lanche e para dar mais sabor aos produtos assados, cozidos ou grelhados.

 

 

Quais são os tipos de bacon?

 

 

Conheça quatro tipos diferentes:

 

Guanciale. Vem da palavra italiana guancia, que significa bochecha.

Bacon. Apesar do reconhecimento não ser unânime, a origem inglesa é normalmente a versão mais aceita.

Pancetta. Praticamente é um bacon que não foi defumado.

Lombo Canadense.

 

 

Qual bacon é melhor?

 

 

O Bacon que tem mais sabor, quando ele é defumado naturalmente. Também quando é produzido com um processo exclusivo que garante o produto fresco por mais tempo.

 

 

Qual a diferença entre bacon e bacon defumado?

 

 

Enquanto o bacon é curado e defumado, a pancetta é curada com especiarias e não é defumada. O bacon é comercializado geralmente em cubinhos, pedaços ou fatias e a pancetta é encontrada em rolo e em fatias.

 

 

Como escolher um bacon de qualidade?

 

 

Na hora de comprar, o bacon é preparado a partir da parte interna da barriga do porco, que é em seguida curada e defumada. Para garantir um produto de maior qualidade, fique de olho na proporção de carne para gordura da peça: o ideal é que ela tenha dois terços de carne para um de gordura.

 

 

Como é feito o bacon defumado?

 

 

O bacon necessita de um tempo de defumação de, aproximadamente, quatro horas para ser defumado, a uma temperatura constante de 75°C. O tempo de defumagem pode ser aumentado ou diminuído, dependendo da espessura e do diâmetro da peça. Quanto mais espesso, mais tempo exigirá de defumação e vice-versa.

 

Existe uma verdadeira adoração pelo famoso bacon, não é mesmo? E não é para menos! Esse corte suculento e de sabor tão característico está sempre presente na mesa dos brasileiros. Seja no café da manhã, para dar sabor ao feijão, no hambúrguer, na pizza e até em sobremesas. Não importa: onde houver espaço, o bacon é bem-vindo!

 

Por ser um ingrediente tão querido e presente, é importante ter em mente que alguns cuidados são necessários na sua preparação — principalmente para o caso do bacon fatiado.

 

 

Como funciona a produção de bacon artesanal?

 

 

É uma forma de caprichar no momento culinário! É possível fazer este processo em forno. Por isso, anote essas orientações de como tornar este alimento muito mais saboroso do que já é.

 

 

Como fazer bacon artesanal no forno?

 

 

  • Neste caso, é preciso dos seguintes ingredientes:
  • Uma peça de barriga do porco;
  • Lenha (ou as lascas da madeira para defumar – árvores macieiras);
  • Açúcar;
  • Sal;
  • Pimenta;
  • Tratamento seco

 

Temperar a barriga do porco com o açúcar, o sal, as pimentas e guardar no refrigerador. De preferência, que esteja num recipiente com tampa, por uma média de sete dias.

 

Lavagem:

 

É importante fazer a lavagem para a retirada do excesso do tratamento de curagem.

 

Defumação:

 

Neste momento, é preciso dispor da lenha em assadeiras, acender lascas e colocá-las nas prateleiras mais baixas do forno – com temperatura menor de 100ºC.

 

Colocar a barriga em outra forma e levá-la ao fogo, numa prateleira acima por, pelo menos, seis horas. O fundamental, aqui, é a prática até que se encontre a receita perfeita. Isto pode levar um tempo maior ou menor no forno. Conte também com uma diversidade de madeiras.

 

 

Cuidados com os rótulos

 

 

Muito se fala sobre segurança alimentar e sem dúvida é um grande desafio para a cadeia de alimentos dentro de um programa de alimentação segura.

 

A rotulagem dos alimentos entra como um importante fator de segurança diante da necessidade de acompanhamento do alimento desde o campo até a mesa do consumidor.

 

Os consumidores têm o direito a uma escolha esclarecida e isso impõe uma rotulagem informativa, de modo que os mesmos possam ter confiança na segurança da sua alimentação e o direito da escolha dos alimentos com base em informações completas sobre a sua procedência e os respectivos ingredientes.

 

Essas informações devem ser exatas e não podem induzir ao erro nem alegar que um gênero alimentício possui propriedades de prevenção, tratamento ou cura de doenças. Também devem alertar o consumidor se o alimento possui ingredientes que provocam reações alérgicas ou de intolerância.

 

O fortalecimento da rastreabilidade vem ao encontro com este direito do consumidor. As regras de rotulagem são frequentemente atualizadas, a fim de agregar os progressos da ciência e a evolução das expectativas do consumidor.

 

O desafio na elaboração de um rótulo de gênero alimentício consiste em fornecer o máximo de informação possível sem dificultar a sua leitura e compreensão. O desafio dos técnicos da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, ao analisarem as solicitações de rotulagem dos produtos dos estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção do Estado de São Paulo, é verificar o atendimento dos preceitos que regem as regras de rotulagem.

 

Na rotulagem de bacon fatiado e outros tipos de bacon, são necessárias as informações mínimas para que o consumidor possa ter segurança ao adquirir o bacon, observando transporte, refrigeração, validade e todos os princípios necessários a segurança de compra.

Desentupidora Brasília

www.desentupidoraabreu.com.br

Serviço de desentupimento de esgoto e desentupidora de esgoto em Brasilia. Desentupidora Abreu atende a todo o Distrito Federal.

Desentupidoora em Praia Grande

www.praianadesentupidora.com

Desentupidora Praiana atende a toda Baixada Santista, Santos, Praia Grande, São Vicente, Guarujá e Cubatão. Serviço de desentupimento 24 horas todos os dias.

Desentupidora em Petropólis

www.pereirarodriguessaneamento.com.br

Desentupidora, Limpa Fossa e Hidrojateamento em Petrópolis e Teresópolis. Desentupimos canos, ralos e esgotos. Também temos dedetização em geral.

Dedetizadora em Fortaleza

www.ed7controledepragas.com.br

Serviço de Dedetização na Grande Fortaleza Dedetizadora ED7 Controle de Pragas. Dedetizadora de ratos, escorpião e baratas. Dedetização residencial, dedetização em empresas e dedetização em condomínios.

Logo Promom

A PROMOM é especializada na produção de etiquetas e rótulos de poliestireno para uso em contato direto e indireto com o alimento: etiquetas para frigoríficos, casas de carnes, açougues, laticínios, congelados e alimentos em geral. Produzimos também filme para etiquetas, filme para rótulos, laminado para etiquetas, laminado para rótulos, película para etiquetas, película para rótulos.

Institucional

- Nossa História

Informações de contato

Av. Bandeirantes, nº 4000, Jardim Santa Cecilia, CEP: 16902-040

pedidos@promom.com.br

Dúvidas? Fale com nosso atendimento

Clique para chamar no WhatsApp

Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade