Embalagem a Vácuo

09 Mai de 2022 - Embalagens

Embalagem a Vácuo

Embalagem à vácuo

 


O que é embalagem a vácuo? O processo de empacotamento a vácuo envolve a retirada de todo o ar presente dentro do invólucro que apresenta o alimento, formando um vácuo no seu interior. Isso é realizado para aumentar a durabilidade dos produtos alimentícios, pois o oxigênio acelera a deterioração deles.

 

 

Como funciona a máquina a vácuo?

 

 

O processo de selagem é realizado por meio do aquecimento do invólucro com uma peça específica, que pode ser única ou dupla. Essa técnica difere da embalagem de atmosfera modificada, na qual o ar é conservado dentro do saco antes da selagem. Inicialmente, o produto é condicionado dentro do pacote. Depois, a máquina suga totalmente o ar, tampando e selando a embalagem. A remoção do ar permite o prolongamento significativo da duração do produto, já que reduz drasticamente o surgimento de bactérias, conferindo ao alimento melhor textura, cor e sabor.

 

 

Qual é a importância da embalagem a vácuo?

 

 

Quem trabalha nesse setor sabe a importância de prestar bastante atenção em relação ao condicionamento dos alimentos. Deve-se levar em conta a perecibilidade e a qualidade da mercadoria levada à mesa do consumidor.

 

Alguns produtos necessitam de maior cuidado durante as etapas de tratamento, manipulação e conservação. Utilizando uma embalagem a vácuo, será evitado que a mercadoria seja deteriorada pelos micro-organismos presentes no ar.

 

Todos sabemos dos riscos causados pelo consumo de alimentos vencidos. Dessa maneira, é de responsabilidade da empresa garantir a qualidade original dos produtos, possibilitando que cheguem intactos ao consumidor. Isso traz benefícios à saúde do cliente e melhora a visibilidade da sua marca.

 

 

Conservação de alimentos embalados a vácuo

 

 

Em relação à conservação, esse tipo de empacotamento consegue estender a vida útil dos produtos em uma quantidade de tempo de 4 a 6 vezes maior que o normal. Para que isso ocorra, é necessário que a mercadoria seja mantida em refrigeração. Dessa forma, é possível manter a sua textura, sabor e cor intactos.

 

Um alimento embalado a vácuo fica totalmente alheio a qualquer tipo de matéria, seja líquida, sólida ou gasosa. Esse processo permite que os nutrientes permaneçam inalterados durante muito tempo, até que a abertura do lacre seja rompida.

 

Todos os cuidados garantem praticidade e fazem com que a mercadoria chegue fresca para o consumidor final.

 

 

Visibilidade da embalagem a vácuo

 

 

Por serem bem transparentes, esses pacotes melhoram de maneira expressiva a visibilidade do produto. Assim, fica mais prático para a dona de casa escolher a mercadoria durante a compra. Isso passa mais credibilidade na hora de adquirir o artigo.

 

 

Etiquetas primárias nas embalagens à vácuo

 

 

Etiquetas primárias são etiquetas usadas para conter informações obrigatórias em embalagens para carnes, principalmente naquelas que são embaladas à vácuo.

 

Essas etiquetas poderão ter o contato direto com a carne sem acarretar problemas de reações químicas, estragando o produto e, também, principalmente evitar o dano à saúde do consumidor final.

 

As etiquetas servem para conter informações obrigatórias para controle dos órgãos de saúde e também as devidas informações de consumo, advertências, validade, conservação e uso do produto. Mostram informações nutricionais, dados do fornecedor como endereço e nome comercial, se é um produto nacional ou importado, mostram também o preço do produto e peso do produto.

 

 

Transporte facilitado

 

 

Sem a barreira criada pelo ar, o volume das embalagens reduz significativamente, o que faz com que o produto fiquei mais compactado e ocupe um menor espaço ao ser transportado e/ou armazenado em maior quantidade.

 

Para muitas empresas, isso pode significar uma grande otimização dos custos, uma vez que mais produtos podem ser enviados de uma só vez, sem que sejam amassados ou fiquem avariados.

 

A lista de produtos que podem ser empacotados dessa forma é enorme. Seguem alguns exemplos para observar a versatilidade:

 

  • carnes;
  • salgados;
  • peixes e pescados;
  • cereais
  • legumes;
  • molhos;
  • toucinho;
  • espetinhos;
  • pizzas;
  • palmito;
  • frios fatiados;
  • aves;
  • linguiças;
  • massas;
  • charque;
  • queijos;
  • comidas congeladas;
  • sucos;
  • cogumelos;
  • hortifrúti.

 

É incrível a quantidade de alimentos que podem ser embalados por meio desse processo, não é mesmo? Como a conservação a vácuo não exige adição de conservantes ou produtos químicos que alterem a composição, praticamente todos os alimentos podem ser embalados assim! Bom saber neh?!

 

Embalagens Rio Preto

www.viaplastembalagens.com.br

Viaplast Embalagens em Rio Preto é uma empresa de venda de embalagens para qualquer tipo de negócio na região. Temos sacolas, papelão, marmitas, humburgueiras, materiais de limpeza entre uma variedade de produtos.

Bild Construtora Rio Preto

www.consultorabild.com.br

BILD uma das maiores construtora do interior paulista está em Rio Preto desde de 2020 oferecendo o melhor em empreendimentos de alto padrão. BILD Rio Preto Construtora, conheça!

Atraso de Voo Indenização

www.drairport.com.br

Dr. AirPort é especialista em direito de voo, atraso de voo, extravio de bagagem e voo cancelado. Nós conseguimos que eles cumpram seus direitos. Fale conosco.

Cobertura de Vidro em São Paulo - SP

www.personalvidrosecoberturas.com.br

Personal Vidro e Coberturas atua há mais de 15 anos oferecendo o melhor serviço e design em acabamentos com vidros da Grande São Paulo, Baixada Santista e São José dos Campos.

Logo Promom

A PROMOM é especializada na produção de etiquetas e rótulos de poliestireno para uso em contato direto e indireto com o alimento: etiquetas para frigoríficos, casas de carnes, açougues, laticínios, congelados e alimentos em geral. Produzimos também filme para etiquetas, filme para rótulos, laminado para etiquetas, laminado para rótulos, película para etiquetas, película para rótulos.

Institucional

- Nossa História

Informações de contato

Av. Bandeirantes, nº 4000, Jardim Santa Cecilia, CEP: 16902-040

pedidos@promom.com.br

Dúvidas? Fale com nosso atendimento

Clique para chamar no WhatsApp

Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade