Como Abrir um Açougue

09 Mai de 2022 - Sem categoria

Como Abrir um Açougue

Como abrir um açougue. Normas. Diretrizes. Planos.

 

 

O Brasil é conhecido pela sua grande produção de carnes, tanto para exportação quanto para consumo interno.

 

 

Para se ter uma ideia, o país é o quarto produtor mundial de carne de porco, terceiro do ranking na produção de frango e possui o segundo maior rebanho bovino do planeta. Além disso, OCDE estima que, até 2021, o consumo per capita de carne no Brasil teve um salto de 20%.

 

Isso mostra o protagonismo da carne na dieta do brasileiro e como os açougues são importantes para o fornecimento destes produtos à população – além de um investimento com grande potencial de retorno.

 

Por isso, neste texto vamos abordar como abrir um açougue e os principais pontos que precisamos saber, do planejamento ao início das atividades.

 

Primeiramente – e como no início de todo empreendimento – é essencial fazer um bom plano de negócios para definir o orçamento necessário para montar um açougue, seja pequeno porte ou grande porte.

 

O primeiro passo é estudar e entender as características básicas do público que irá frequentar seu estabelecimento.

 

Para isso, um ponto importante a ser considerado são as diferenças sociais relacionadas ao consumo de carne, uma vez que famílias das classes mais altas gastam mais do que as de classes sociais mais baixas, diferença que pode chegar a até 5 vezes mais.

 

Outro fator primordial é a localização. A primeira escolha devem ser as ruas e avenidas movimentadas, onde o açougue seja visto de forma cotidiana.

 

Priorizar os bairros onde ainda não existam outros estabelecimentos semelhantes, evitando competir com concorrentes diretos do segmento e, especialmente, grandes redes de super e hipermercados.

 

Aliás, pensando no aspecto concorrência, é interessante pensar na diversificação e, de acordo com o seu estudo de público, cogitar se vale a pena ou não ser um estabelecimento mais completo, disponibilizando, por exemplo, bebidas e produtos para churrasco, como carvão, grelhas, álcool, gelo e pão de alho.

 

Por fim, mas não menos importante, é preciso cuidar de toda a parte burocrática que envolve a abertura de uma empresa e seu funcionamento dentro da lei.

 

Para isso, é recomendado ir até a prefeitura da sua cidade e se informar sobre toda a documentação exigida pelos órgãos competentes.

 

Embora possa haver alguma variação de região para região, os principais documentos são:

 

  • Criação de CNPJ junto à Receita Federal;
  • Registro na Junta Comercial;
  • Registro na Secretaria da Estadual da Fazenda;
  • Alvará de funcionamento junto à Prefeitura do Município;
  • Alvará da vigilância sanitária;
  • Vistoria do Corpo de Bombeiros Militar;
  • Inscrição no sindicato patronal;
  • Registro junto à Caixa Econômica Federal.

 

Um ponto importante a ser frisado quando falamos sobre o que se precisa para montar um açougue são os requisitos da vigilância sanitária para estabelecimentos de comércio alimentício. Embora se trate de um dos órgãos de fiscalização mais rígidos do Brasil, a vigilância sanitária não é um bicho de sete cabeças. De uma maneira geral, os fiscais que vão até o açougue conferem os seguintes pontos:

 

  • qualidade e data de validade dos produtos, rótulos e etiquetas em geral;
  • manipulação e preparo;
  • condições de higiene do local;
  • uniformes dos empregados;
  • asseio dos espaços reservados para o corte de carnes;
  • estoque de alimentos.

 

Obviamente, isso tem impactos no modo como o negócio deve ser gerido.

 

Manter o local sempre limpo, organizado e de acordo com as normas e boas práticas de higiene é fundamental.

 

Vale destacar ainda que a legislação sanitária passa por constantes atualizações e ajustes, e a fiscalização é frequente.

 

Por isso, é bom manter-se atualizado e garantir, diariamente, que as condições necessárias estejam sendo cumpridas, para não receber multas e nem colocar a saúde dos consumidores em risco.

Embalagens Rio Preto

www.viaplastembalagens.com.br

Viaplast Embalagens em Rio Preto é uma empresa de venda de embalagens para qualquer tipo de negócio na região. Temos sacolas, papelão, marmitas, humburgueiras, materiais de limpeza entre uma variedade de produtos.

Bild Construtora Rio Preto

www.consultorabild.com.br

BILD uma das maiores construtora do interior paulista está em Rio Preto desde de 2020 oferecendo o melhor em empreendimentos de alto padrão. BILD Rio Preto Construtora, conheça!

Atraso de Voo Indenização

www.drairport.com.br

Dr. AirPort é especialista em direito de voo, atraso de voo, extravio de bagagem e voo cancelado. Nós conseguimos que eles cumpram seus direitos. Fale conosco.

Cobertura de Vidro em São Paulo - SP

www.personalvidrosecoberturas.com.br

Personal Vidro e Coberturas atua há mais de 15 anos oferecendo o melhor serviço e design em acabamentos com vidros da Grande São Paulo, Baixada Santista e São José dos Campos.

Logo Promom

A PROMOM é especializada na produção de etiquetas e rótulos de poliestireno para uso em contato direto e indireto com o alimento: etiquetas para frigoríficos, casas de carnes, açougues, laticínios, congelados e alimentos em geral. Produzimos também filme para etiquetas, filme para rótulos, laminado para etiquetas, laminado para rótulos, película para etiquetas, película para rótulos.

Institucional

- Nossa História

Informações de contato

Av. Bandeirantes, nº 4000, Jardim Santa Cecilia, CEP: 16902-040

pedidos@promom.com.br

Dúvidas? Fale com nosso atendimento

Clique para chamar no WhatsApp

Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade