Rótulos em Geral

09 Mai de 2022 - Rótulos

Rótulos em Geral

Cuidados externos e internos para a saúde e beleza.

 


Os desenvolvimentos científicos dos últimos séculos têm permitido o atendimento das necessidades básicas (alimentação, saúde e vestuário) de uma significativa parcela da crescente população humana. O aumento da renda, da qualidade de vida e da longevidade dessa população faz com que homens e mulheres dediquem muito mais tempo, recursos e esforços ao cultivo da higiene pessoal e da melhor aparência possível ao longo de sua vida.

 

Muitas mudanças econômicas e sociais do século 20 levaram ao surgimento de uma vasta e rentável indústria de cosméticos e produtos para o cuidado pessoal, estendendo o seu consumo para todos os segmentos sociais. Nesse setor industrial, coexistem multinacionais gigantescas ao lado de empresas artesanais.

 

Hoje, a indústria de cosméticos é extremamente importante dentro da economia de grande parte dos países mais desenvolvidos, dentre o qual se inclui o Brasil, contribuindo para a geração de empregos e a redução de desigualdades regionais, através da exploração sustentável de várias espécies do nosso bioma, especialmente na Amazônia. A sociedade vem exigindo a adoção de tecnologias de produção limpas, econômicas e ambientalmente corretas que, por sua vez, requerem um enorme e entusiástico esforço de estudantes, professores, pesquisadores e engenheiros, na Universidade e na Indústria, na busca de ingredientes diferenciados, naturais e competitivos e de processos de formulação inovadores.

 

Pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de cosméticos oferecem perspectivas promissoras de carreira para profissionais com formação muito variada: químicos, engenheiros de várias modalidades, bioquímicos, farmacêuticos, gestores de vários tipos, publicitários e comunicadores. Esse setor possibilita e mesmo exige relações interdisciplinares e trabalhos conjuntos com médicos (cirurgiões plásticos, dermatologistas), pois além da sua contribuição à higiene e à estética, muitos cosméticos hoje apresentam também propriedades terapêuticas.


O que é um cosmético? Cosméticos são substâncias, misturas ou formulações usadas para melhorar ou para proteger a aparência ou o odor do corpo humano. No Brasil, eles são normalmente tratados dentro de uma classe ampla, denominada produtos para a higiene e cuidado pessoal.

 

No passado, cosméticos tinham o principal objetivo de disfarçar defeitos físicos, sujeira e mau-cheiro. Com a mudança nos hábitos de limpeza e cuidado pessoal, seu uso hoje é muito mais difundido e diferente do que ocorria, por exemplo, nas cortes europeias do século 18.

 

Cosméticos no Brasil são controlados pela Câmara Técnica de Cosméticos da ANVISA (CATEC/ANVISA) e pela Resolução RDC nº. 211, de 14 de julho de 2005. A definição oficial de cosméticos adotada por essa Câmara compreende todos os produtos de uso pessoal e perfumes que sejam constituídos por substâncias naturais ou sintéticas para uso externo nas diversas partes do corpo humano – pele, sistema capilar, unhas, lábios, órgãos genitais externos, dentes e membranas mucosas da cavidade oral – com o objetivo exclusivo ou principal de limpá-los, perfumá-los, alterar sua aparência, corrigir odores corporais, protegê-los e/ou mantê-los em bom estado. Os produtos do setor são divididos em 4 categorias e 2 grupos de risco, de acordo as Resoluções 79/2000 e 335/1999.

 

 

Aprenda a ler os rótulos de produtos. 

 

 

Como ler a composição dos produtos?

 

A composição dos produtos aparece em ordem decrescente no rótulo, o que significa dizer que o componente que aparece em maior quantidade é listado primeiro, o segundo componente em maior quantidade é listado em segundo e assim sucessivamente. Assim sendo, os ingredientes sempre estão listados em ordem do mais concentrado para o menos concentrado. Ou seja, o primeiro ingrediente é o que contém em maior quantidade da composição do produto. Já os abaixo de 1%, são listados em qualquer ordem.

 

O que os rótulos devem apresentar:
•     A primeira informação da nossa lista é a designação de venda. 
•    Lista de ingredientes que compõem o produto. 
•    Origem do produto. 
•    Lote e prazo de validade. 
•    Conteúdo líquido. 
•    Informação obrigatória. 
•    Informações complementares. 
•    Alergênicos.


A indústria encarregada na fabricação dos rótulos dos cosméticos deve apresentar soluções integradas, o que é um diferencial competitivo, que se caracteriza por sua flexibilidade de atender empresas de diferentes portes e necessidades específicas de cada produto. Desde a escolha da matéria prima, da impressão até a rotulagem apropriada, tudo é cuidadosamente avaliado para o que resultado final supere as expectativas e o cosmético possa alcançar a experiência desejada do cliente, incluindo informação, visibilidade, beleza e segurança.

Embalagens Rio Preto

www.viaplastembalagens.com.br

Viaplast Embalagens em Rio Preto é uma empresa de venda de embalagens para qualquer tipo de negócio na região. Temos sacolas, papelão, marmitas, humburgueiras, materiais de limpeza entre uma variedade de produtos.

Bild Construtora Rio Preto

www.consultorabild.com.br

BILD uma das maiores construtora do interior paulista está em Rio Preto desde de 2020 oferecendo o melhor em empreendimentos de alto padrão. BILD Rio Preto Construtora, conheça!

Atraso de Voo Indenização

www.drairport.com.br

Dr. AirPort é especialista em direito de voo, atraso de voo, extravio de bagagem e voo cancelado. Nós conseguimos que eles cumpram seus direitos. Fale conosco.

Cobertura de Vidro em São Paulo - SP

www.personalvidrosecoberturas.com.br

Personal Vidro e Coberturas atua há mais de 15 anos oferecendo o melhor serviço e design em acabamentos com vidros da Grande São Paulo, Baixada Santista e São José dos Campos.

Logo Promom

A PROMOM é especializada na produção de etiquetas e rótulos de poliestireno para uso em contato direto e indireto com o alimento: etiquetas para frigoríficos, casas de carnes, açougues, laticínios, congelados e alimentos em geral. Produzimos também filme para etiquetas, filme para rótulos, laminado para etiquetas, laminado para rótulos, película para etiquetas, película para rótulos.

Institucional

- Nossa História

Informações de contato

Av. Bandeirantes, nº 4000, Jardim Santa Cecilia, CEP: 16902-040

pedidos@promom.com.br

Dúvidas? Fale com nosso atendimento

Clique para chamar no WhatsApp

Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade