Diferença Entre Rótulo e Rotulagem Nutricional

08 Abr de 2022 - Rótulos

Diferença Entre Rótulo e Rotulagem Nutricional

O rótulo é focado em identificar o que está sendo comprado por meio de palavras e imagem ilustrativa. Já a rotulagem nutricional é dedicada a fornecer detalhes descritivos e quantitativos sobre o que tem no produto, permitindo ao consumidor uma melhor escolha de qual irá comprar.

 

A leitura das informações dos alimentos é uma importante fonte de informação sobre o que estamos consumindo. Encontramos dados sobre os ingredientes, data de validade e informação nutricional de um determinado alimento. Ler rótulos e rotulagens ajuda a ter consciência e manter uma alimentação saudável, pois permite fazer boas escolhas desde o momento da compra no supermercado, até a hora do consumo, durante as refeições.

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) na Resolução – RDC n. 259, de 20 de setembro de 2002, regulamenta a rotulagem de alimentos, tornando obrigatório: a denominação de venda do alimento, a lista de ingredientes, o conteúdo líquido, a identificação da origem e do lote, o prazo de validade e a instrução sobre preparo e uso do alimento, quando necessário.

 

Os rótulos presentes nos alimentos industrializados servem como um veículo de comunicação entre o consumidor e o produto, essas informações servem para orientar sobre o que se está consumindo, mas devido à falta de conhecimento de como utilizar essas informações o consumidor acaba não atribuindo importância a esses dados nutricionais. Segundo o Ministério da Saúde, metade das pessoas que costumam ler os rótulos dos alimentos que consomem não compreendem adequadamente o significado destas informações (ANVISA e UnB, 2005).

 

 

Como ler um rótulo nutricional?

 

 

Considerando uma dieta padrão de 2000 calorias (recomendada para um adulto), o valor diário para cada nutriente deve ser:

 

  • Carboidratos: 300 g.
  • Proteínas: 75 g.
  • Gorduras Totais: 55 g.
  • Gorduras Saturadas: 22 g.
  • Fibra Alimentar: 25 g.
  • Sódio: 2000 a 2400 mg.
  • Açúcares: 150 g.

 

Observe os dados do produto comprado e adeque a sua alimentação ou dieta.

 

 

Nutrição x informações

 

 

O que é a nutrição?

 

 

A Nutrição é o ato de fornecer componentes fundamentais para organismos e células em pleno funcionamento. Logo, a Nutrição é uma área que domina os nutrientes que os seres precisam consumir, além de otimizar o consumo com as melhores combinações para o máximo aproveitamento possível destes alimentos.

 

O Nutricionista é o profissional de saúde capacitado para atuar na prevenção, promoção e recuperação da saúde humana, planejando, executando e avaliando ações baseadas nos conhecimentos da ciência da nutrição e alimentação.

 

Embora não seja um médico, o nutricionista tem conhecimento sobre o funcionamento do corpo e organismo humano e, por isso, está apto a desenvolver os melhores cardápios e dietas para pacientes com problemas de saúde como diabetes, colesterol e pressão alta, bem como com disfunções alimentares.

 

O profissional de nutrição pode atuar em academias e clubes ou ainda fazer o atendimento individual de atletas. Contudo, também é comum o trabalho em centros estéticos e spas, auxiliando pessoas que procuram uma boa alimentação, aliada à prática de exercícios físicos.

 

Boa comunicação, criatividade, empatia, curiosidade e flexibilidade são algumas delas. Lidar com outras pessoas faz parte do cotidiano dos nutricionistas, e essas qualidades com certeza vão facilitar o trabalho em equipe ou mesmo o atendimento dos pacientes.

 

Na consulta, o nutricionista realiza uma entrevista (anamnese) para obter dados sobre a doença atual e outras informações específicas para a construção do plano alimentar. Constam das perguntas, à história de algumas doenças (obesidade, anorexia, bulimia, dislipidemias, pressão alta, etc).

 

 

Como fazer o primeiro atendimento nutricional?

 

 

Passo a passo de um atendimento nutricional integrado:

 

  • Analisar o histórico familiar e cultural do paciente.
  • Aplicar métodos de avaliação antropométrica.
  • Solicitar exames laboratoriais pertinentes à conduta nutricional.
  • Realizar o recordatório alimentar e outras ferramentas que avaliem a qualidade da alimentação.

 

 

Qual a diferença de nutrição para dieta?

 

 

Uma dieta exige a supressão ou o acréscimo de nutrientes para as mais diferentes necessidades orgânicas. Assim, criam-se cardápios que equilibrem essa falta ou excesso de substâncias. Algo diferente da nutrição que busca inserir todos os nutrientes básicos na alimentação. Para que o paciente consiga seguir o plano alimentar proposto pelo nutricionista é preciso que aprenda a ler os rótulos dos alimentos entendendo a sua composição nutricional e assim ter o discernimento na escolha assertiva para a sua alimentação.

 

 

 

Desentupidora Brasília

www.desentupidoraabreu.com.br

Serviço de desentupimento de esgoto e desentupidora de esgoto em Brasilia. Desentupidora Abreu atende a todo o Distrito Federal.

Desentupidoora em Praia Grande

www.praianadesentupidora.com

Desentupidora Praiana atende a toda Baixada Santista, Santos, Praia Grande, São Vicente, Guarujá e Cubatão. Serviço de desentupimento 24 horas todos os dias.

Desentupidora em Petropólis

www.pereirarodriguessaneamento.com.br

Desentupidora, Limpa Fossa e Hidrojateamento em Petrópolis e Teresópolis. Desentupimos canos, ralos e esgotos. Também temos dedetização em geral.

Dedetizadora em Fortaleza

www.ed7controledepragas.com.br

Serviço de Dedetização na Grande Fortaleza Dedetizadora ED7 Controle de Pragas. Dedetizadora de ratos, escorpião e baratas. Dedetização residencial, dedetização em empresas e dedetização em condomínios.

Logo Promom

A PROMOM é especializada na produção de etiquetas e rótulos de poliestireno para uso em contato direto e indireto com o alimento: etiquetas para frigoríficos, casas de carnes, açougues, laticínios, congelados e alimentos em geral. Produzimos também filme para etiquetas, filme para rótulos, laminado para etiquetas, laminado para rótulos, película para etiquetas, película para rótulos.

Institucional

- Nossa História

Informações de contato

Av. Bandeirantes, nº 4000, Jardim Santa Cecilia, CEP: 16902-040

pedidos@promom.com.br

Dúvidas? Fale com nosso atendimento

Clique para chamar no WhatsApp

Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade