A Importância da Análise Microbiológica em Alimentos

08 Abr de 2022 - Alimentos congelados

A Importância da Análise Microbiológica em Alimentos

Os alimentos são a principal fonte de nutrientes necessários à manutenção da vida humana, porém quando não possuem a qualidade necessária podem também ser uma fonte de doenças que, em alguns casos, levam a sérios danos à saúde.

 

A produção de alimentos enfrenta múltiplos desafios na rotina para manter a qualidade e segurança do alimento e, para isso, utilizam diversas ferramentas para assegurar a saúde dos consumidores e reduzir as perdas durante o processo produtivo.

 

Entre as principais ferramentas utilizadas pelos produtores de alimentos estão as análises microbiológicas realizadas durante todo processo produtivo. Estas análises englobam o monitoramento das matérias primas, ambiente, manipuladores e produto acabado.

 

Os laboratórios responsáveis pelas análises microbiológicas realizam ensaios em diversas matrizes alimentares, com o objetivo de isolar, identificar e quantificar os microrganismos presentes nas amostras. Análises laboratoriais são pontos-chave no controle microbiológico e visam reduzir ou eliminar pontos que são tão indesejáveis em toda a cadeia alimentar.

 

Logo, essas análises servem para nortear as tomadas de decisões em relação ao processamento de um alimento, que efetivamente determina a qualidade final de um produto e os rótulos e etiquetas também são parte fundamental nessas análises, uma vez que entram em contato direto com o alimento.

 

Os produtores de alimentos no Brasil devem seguir uma série de regulamentos estipulados pelas leis brasileiras. Durante todo processo produtivo, é necessário seguir as boas práticas de fabricação/manipulação observando a regularidade de todas as etapas, mantendo bons níveis de consumo e preservando as qualidades e características necessárias aos seus produtos, o que inclui priorizar também a análise microbiológica de rótulos e etiquetas que vão em contato com os alimentos por exemplo embalados a vácuo.

 

Etiquetas ou rótulos que entram em contato direto com alimentos, são muito utilizados em frutas, carnes, queijos, salames, linguiças e embutidos em geral. Mas o que parece ser uma solução econômica, oculta um alto custo na obtenção de laudos e pontos de atenção para se produzir um rótulo ou etiqueta garrão com segurança alimentar.

 

Etiquetas Garrão e Etiquetas Primárias são exemplos de etiquetas usadas para conter informações obrigatórias no processo de abate e em produtos que são embaladas à vácuo ou que tem contato direto com o alimento. As etiquetas garrão são adesivas e fabricadas com adesivo atóxico e tem o contato direto com a carne sem acarretar problemas de reações químicas, estragando o produto e, também, principalmente evitar o dano à saúde do consumidor final.

 

 

O que é análise microbiológica?

 

 

A análise microbiológica possibilita a identificação ou não de agentes etiológicos como microrganismos ou substâncias químicas. A ingestão de alimentos ou água contaminados por esses agentes, chamados agentes patogênicos, são causadores das doenças transmitidas por alimentos (DTA).

 

As análises de alimentos (e embalagens, incluindo as etiquetas) são serviços ou produtos realizados por terceiros, e por se tratar de comprovação dos padrões microbiológicos e de qualidade de alimentos, é importante selecionar um prestador de serviço que tenha qualidade nos serviços oferecidos, até porque em alguns casos, as análises são obrigatórias por lei, tanto para o processamento como para a comercialização de alimentos.

 

Desentupidora Brasília

www.desentupidoraabreu.com.br

Serviço de desentupimento de esgoto e desentupidora de esgoto em Brasilia. Desentupidora Abreu atende a todo o Distrito Federal.

Desentupidoora em Praia Grande

www.praianadesentupidora.com

Desentupidora Praiana atende a toda Baixada Santista, Santos, Praia Grande, São Vicente, Guarujá e Cubatão. Serviço de desentupimento 24 horas todos os dias.

Desentupidora em Petropólis

www.pereirarodriguessaneamento.com.br

Desentupidora, Limpa Fossa e Hidrojateamento em Petrópolis e Teresópolis. Desentupimos canos, ralos e esgotos. Também temos dedetização em geral.

Dedetizadora em Fortaleza

www.ed7controledepragas.com.br

Serviço de Dedetização na Grande Fortaleza Dedetizadora ED7 Controle de Pragas. Dedetizadora de ratos, escorpião e baratas. Dedetização residencial, dedetização em empresas e dedetização em condomínios.

Logo Promom

A PROMOM é especializada na produção de etiquetas e rótulos de poliestireno para uso em contato direto e indireto com o alimento: etiquetas para frigoríficos, casas de carnes, açougues, laticínios, congelados e alimentos em geral. Produzimos também filme para etiquetas, filme para rótulos, laminado para etiquetas, laminado para rótulos, película para etiquetas, película para rótulos.

Institucional

- Nossa História

Informações de contato

Av. Bandeirantes, nº 4000, Jardim Santa Cecilia, CEP: 16902-040

pedidos@promom.com.br

Dúvidas? Fale com nosso atendimento

Clique para chamar no WhatsApp

Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade