7 maneiras de etiquetar carnes

25 Mar de 2022 - Etiquetas

7 maneiras de etiquetar carnes

As etiquetas e rótulos para carnes são elementos obrigatórios para a sua comercialização. Muito além de apenas expor a marca do produtor, as etiquetas e rótulos para carnes precisam obedecer regras legais para possibilitar ao consumidor identificar corretamente as informações do produto que está adquirindo, garantindo, assim, qualidade e segurança alimentar. Essas regras levam em consideração, por exemplo, a impressão da tabela nutricional, selos de aprovação, etc, dependendo sempre do produto comercializado. Outra questão é o tipo de material utilizado para a fabricação das etiquetas. O Poliestireno (PS ou PSAI), único material fabricado e utilizado nas etiquetas PROMOM, é o material já aprovado para contato com alimentos. Demais materiais, como PE e BOPP exigem aprovação e não são utilizados pela PROMOM.

 

A partir dessas informações iniciais, listamos a seguir 7 maneiras de etiquetar carnes:

 

1- Etiquetas em contato direto com a carne

 

As etiquetas que tem contato direto com a carne exigem aprovação para tal uso, pois podem ser um foco de contaminação para seu produto cárneo. Essas etiquetas geralmente são encontradas dentro das embalagens plásticas dos produtos, junto com a carne. Nesta etiqueta geralmente encontram-se dados como o tipo de corte e dados do produtor.

 

2- Etiquetas em contato indireto com a carne

 

As etiquetas para carne que não tem contato direto com o produto são as etiquetas adesivas. Elas são coladas na parte externa das embalagens e também precisam de laudo de migração para comprovar que nenhum elemento da etiqueta possa migrar para dentro da embalagem e correr o risco de contaminar seu produto. As etiquetas adesivas para carnes, em sua maioria, são etiquetas que valorizam a marca, nome e logo do seu produto.

 

3- Etiquetas em contato direto e indireto com a carne

 

Outra maneira de etiquetar carnes é utilizando as duas opções de etiquetas acima no mesmo produto, tanto a etiqueta de contato direto, quanto a etiqueta de contato indireto. A grande maioria dos frigoríficos e abatedouros utilizam etiquetas desta maneira para embalar seus cortes. Assim, eles oferecem informações dos produtos para seus clientes e também valorizam sua marca.

 

4- Etiquetas garrão

 

A etiqueta garrão é bastante utilizada durante o processo de abate nas unidades frigoríficas e abatedouros. É uma etiqueta adesiva atóxica que tem a finalidade de identificar as carcaças e os quartos durante o processo do abate. Ela precisa ser uma etiqueta de lacre inviolável. Essa etiqueta contém impressa informações como, por exemplo, data do abate, lote, número do animal. Os dados presentes na etiqueta garrão garantem a rastreabilidade do produto e direcionamento correto para as próximas etapas dentro da indústria, o que faz parte da garantia de qualidade dentro de uma empresa de alimentos.

 

5- Etiquetas testeiras

 

Após a produção e embalagem das carnes, esses produtos geralmente são acondicionados em caixas para a comercialização. A etiqueta testeira não é exatamente uma etiqueta para carne, mas ela é utilizada nas caixarias, sejam elas de plástico ou papelão, para identificar e/ou lacrar estas mercadorias. Nas etiquetas testeiras para caixas encontram-se informações sobre o produto que está dentro dessas caixas, como tipo de carne, quantidade dentro da caixa, lote, etc.

 

6- Etiquetagem manual

 

Em empresas menores, a etiquetagem manual é a mais adotada. Neste processo, as etiquetas são colocadas e/ou coladas nos produtos dependendo de mão-de-obra humana.

 

7- Etiquetagem automatizada

 

Em grandes frigoríficos a etiquetagem automatizada é utilizada na maioria dos processos. As rotuladoras, máquinas que fazem o serviço de colocar e/ou colar as etiquetas e rótulos nos produtos, são bastante utilizadas.

 

Identifique a necessidade do seu negócio e entre em contato com a PROMOM para tirar suas dúvidas e ser mais um cliente parceiro!

Desentupidora Brasília

www.desentupidoraabreu.com.br

Serviço de desentupimento de esgoto e desentupidora de esgoto em Brasilia. Desentupidora Abreu atende a todo o Distrito Federal.

Desentupidoora em Praia Grande

www.praianadesentupidora.com

Desentupidora Praiana atende a toda Baixada Santista, Santos, Praia Grande, São Vicente, Guarujá e Cubatão. Serviço de desentupimento 24 horas todos os dias.

Desentupidora em Petropólis

www.pereirarodriguessaneamento.com.br

Desentupidora, Limpa Fossa e Hidrojateamento em Petrópolis e Teresópolis. Desentupimos canos, ralos e esgotos. Também temos dedetização em geral.

Dedetizadora em Fortaleza

www.ed7controledepragas.com.br

Serviço de Dedetização na Grande Fortaleza Dedetizadora ED7 Controle de Pragas. Dedetizadora de ratos, escorpião e baratas. Dedetização residencial, dedetização em empresas e dedetização em condomínios.

Logo Promom

A PROMOM é especializada na produção de etiquetas e rótulos de poliestireno para uso em contato direto e indireto com o alimento: etiquetas para frigoríficos, casas de carnes, açougues, laticínios, congelados e alimentos em geral. Produzimos também filme para etiquetas, filme para rótulos, laminado para etiquetas, laminado para rótulos, película para etiquetas, película para rótulos.

Institucional

- Nossa História

Informações de contato

Av. Bandeirantes, nº 4000, Jardim Santa Cecilia, CEP: 16902-040

pedidos@promom.com.br

Dúvidas? Fale com nosso atendimento

Clique para chamar no WhatsApp

Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade