Orientações da ANVISA sobre etiquetas e rótulos para alimentos

25 Mar de 2022 - Etiquetas

Orientações da ANVISA sobre etiquetas e rótulos para alimentos

Se você tem um comércio ou empresa que envolve a produção de qualquer tipo de alimento já deve saber que existem muitas normas que regem as questões sanitárias. Confira tudo sobre etiquetas e rótulos para alimentos.

 

Tais regulamentações precisam ser obedecidas para que seu negócio possa funcionar de maneira segura e responsável para os consumidores dos seus alimentos.

 

 

Normas da Anvisa

 

 

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e demais órgãos que compõem o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária estabelecem em suas legislações as normas e padrões sobre os limites de produtos que podem ser contaminantes e/ou tóxicos para a saúde da população.

 

Assim, as etiquetas e rótulos para alimentos (veja mais aqui) também exigem atenção sanitária. Já que são classificadas como embalagens ou materiais que entram em contato com alimento.

 

As embalagens e materiais que entrem em contato com alimentos podem transferir substâncias que podem representar risco à saúde de quem consome estes alimentos.

 

Por isso a Anvisa regulamenta estes materiais estabelecendo requisitos que visam garantir a segurança de uso destes produtos.

 

Todo material destinado ao contato direto com alimentos e ou bebidas deve atender ao disposto na legislação sanitária de materiais em contato com alimentos. Uma vez que substâncias presentes nestes materiais podem migrar para os alimentos, o que pode representar risco à saúde humana.

 

De modo geral, os regulamentos de materiais definem parâmetros de migração total, migração específica e em alguns casos, de composição. Migração é a transferência de componentes do material em contato com alimentos para estes produtos. Quando estes parâmetros estiverem definidos no regulamento do material, é necessário realizar análise para comprovar sua adequação.

 

As análises não necessitam ser realizadas a cada lote desde que se tenha comprovação de que as condições de processo e especificações do material não foram alteradas e são controladas, garantindo o atendimento à legislação em vigor.

 

 

Escolha do material para suas etiquetas e rótulos para alimentos

 

 

A escolha do material e tipo de embalagem é responsabilidade do fabricante do alimento, por isso esteja atento aos fornecedores de etiquetas e rótulos com quem a sua empresa negocia.

 

Busque fornecedores confiáveis que disponham de especificação técnica das embalagens comercializadas onde seja possível identificar os materiais utilizados, bem como a adequação destes materiais para contato direto com alimentos.

 

A regulamentação dos produtos e limites que podem ir em contato com alimento é baseada em substâncias comprovadamente seguras.

 

 

O que você encontrará na PROMOM

 

 

Dentro disso, a PROMOM sempre atendeu as regulamentações e oferece produtos seguros para seus clientes. Produzimos etiquetas apenas em Poliestireno (PSAI), o material mais adequado para contato com alimentos e disponibilizamos laudos de atoxidade e microbiológico do nosso produto. Inclusive nosso laudo já está adequado à mais recente legislação, a Resolução RDC 326.

 

Entre em contato com a PROMOM e crie etiquetas e rótulos seguros para seu negócio e seus consumidores. A PROMOM trabalha desde 1975 oferecendo qualidade e responsabilidade para seus clientes.

Desentupidora Brasília

www.desentupidoraabreu.com.br

Serviço de desentupimento de esgoto e desentupidora de esgoto em Brasilia. Desentupidora Abreu atende a todo o Distrito Federal.

Desentupidoora em Praia Grande

www.praianadesentupidora.com

Desentupidora Praiana atende a toda Baixada Santista, Santos, Praia Grande, São Vicente, Guarujá e Cubatão. Serviço de desentupimento 24 horas todos os dias.

Desentupidora em Petropólis

www.pereirarodriguessaneamento.com.br

Desentupidora, Limpa Fossa e Hidrojateamento em Petrópolis e Teresópolis. Desentupimos canos, ralos e esgotos. Também temos dedetização em geral.

Dedetizadora em Fortaleza

www.ed7controledepragas.com.br

Serviço de Dedetização na Grande Fortaleza Dedetizadora ED7 Controle de Pragas. Dedetizadora de ratos, escorpião e baratas. Dedetização residencial, dedetização em empresas e dedetização em condomínios.

Logo Promom

A PROMOM é especializada na produção de etiquetas e rótulos de poliestireno para uso em contato direto e indireto com o alimento: etiquetas para frigoríficos, casas de carnes, açougues, laticínios, congelados e alimentos em geral. Produzimos também filme para etiquetas, filme para rótulos, laminado para etiquetas, laminado para rótulos, película para etiquetas, película para rótulos.

Institucional

- Nossa História

Informações de contato

Av. Bandeirantes, nº 4000, Jardim Santa Cecilia, CEP: 16902-040

pedidos@promom.com.br

Dúvidas? Fale com nosso atendimento

Clique para chamar no WhatsApp

Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade