Rótulos e Etiquetas para Alimentos. Como fazer em 2021

25 Mar de 2022 - Etiquetas

Rótulos e Etiquetas para Alimentos. Como fazer em 2021

Os rótulos e etiquetas adesivas são usados para todos os tipos de alimentos. Dessa forma, como dito acima, é preciso que o material dos rótulos e etiquetas sejam duráveis. 

 

Pois, assim não se deteriora mediante alguns fatores, além da exposição de temperatura variadas e até mesmo a umidade. Caso contrário, as informações serão ilegíveis, o que prejudica a sua venda. 

 

A PROMOM oferece ao mercado um material diferenciado para utilização em rótulos autoadesivos. Trabalhamos com o Poliestireno Alto Impacto, com adesivo acrílico 30 gr, ideal para utilizar em contato direto e indireto com alimentos. 

 

 

Regras da Anvisa para a criar rótulos e etiquetas de alimentos 

 

 

 

Antes de fazer a sua etiqueta para alimentos, é preciso estar atento quanto as regras da Anvisa. De acordo com as suas normas, o tamanho das letras dos rótulos e etiquetas, assim como os números, devem ter tamanho igual ou superior a 1mm. 

 

Enquanto os itens que devem estar presentes nos rótulos e etiquetas são os seguintes: 

 

 

Lista de ingredientes 

 

 

É preciso que tenha uma lista com todos os ingredientes que compõem o alimento e, além disso, também devem estar em ordem decrescente. Isso significa que em primeiro lugar vem os componente de maior quantidade até o de menor. 

 

No entanto, certos produtos que são compostos apenas por um ingrediente, não precisam ter essa lista, como é o caso do sal, açúcar, feijão, etc.

 

 

Origem do produto 

 

 

Também é preciso que tenha qual o local de origem do alimento. Ou seja, o endereço de fabricação, além dos meios de contato da empresa. 

 

 

Lote e prazo de validade 

 

 

As regras da Anvisa também exigem que produtos cujo prazo de validade sejam menores que três meses, precisam conter o dia, mês e ano de vencimento. Para os demais produtos, apenas o mês e ano são precisos. 

 

 

Conteúdo líquido 

 

 

Para bebidas e demais conteúdos líquidos, é preciso que tenha a quantidade no rótulo. Seja em massa (gramas ou quilos) ou em volume (mililitros ou litros). 

 

 

Informações nutricionais 

 

 

Para a maioria dos alimentos, é preciso que tenha uma tabela com informações nutricionais, tais como: 

  • Valor calórico; 
  • Quantidade de carboidratos; 
  • Proteínas; 
  • Gorduras; 
  • Sódio; 
  • Entre outros. 

 

 

Atributos nutricionais complementares 

 

 

Esse tipo de informação pode ser colocada para pessoas que tenham alguma restrição alimentar ou alguma doença. Para assim destacar caso um alimento tenha glúten, se é light ou diet, etc. 

 

 

Informações sobre alergênicos 

 

 

Outra informação crucial que deve constar em seus rótulos e etiquetas, é sobre a lista de possíveis ingredientes alergênicos. Segundo as regras do órgão fiscalizador, há 17 tipos de ingredientes que devem ser listados, caso estajem no produto: 

  • Trigo; 
  • Crustáceos; 
  • Ovos; 
  • Peixes; 
  • Amendoim; 
  • Soja; 
  • Lactose; 
  • Avelã; 
  • Amêndoa; 
  • Castanha do Pará; 
  • Castanha de caju; 
  • Nozes; 
  • Macadâmia; 
  • Pistache; 
  • Castanhas em geral; 
  • Pinoli; 
  • Látex natural. 

 

 

Como fazer rótulos e etiquetas para alimentos? 

 

 

Mas, afinal, como fazer rótulos e etiquetas para alimentos? Essa é uma das principais dúvidas entre as pessoas que desejam gerar etiquetas e rótulos para os seus produtos, mas não sabem como. 

 

Há vários meios onde você pode criar uma etiqueta ou rótulo. Você pode, por exemplo, criar por conta própria, usando ferramentas para essa finalidade. 

 

O Canva é um site que permite que você mesmo crie as suas etiquetas e rótulos, basta acessar o site e seguir os passos para criar. Além disso, também tem como criar rótulos e etiquetas usando a ferramenta do Microsoft Word. 

 

No entanto, essas opções, embora sejam mais em conta, podem dar um certo trabalho, ainda mais para quem não tem experiência. Por isso, o mais recomendado é contratar os serviços de uma empresa especializada no assunto. 

 

No mercado, há muitas que atuam nesse ramo, como é o caso da Promom. Essa empresa é especializada em criar rótulos e etiquetas para os seus produtos, dessa forma você não precisará se preocupar com nada. 

 

Sem dúvida, é uma opção muito mais simples e eficaz, pois a empresa é responsável por todo o processo. Desde a ajudá-lo a escolher o material mais adequado, de acordo com sua necessidade, até o processo de criação. 

 

Além disso, tudo é feito sob as normas vigentes da Anvisa, ou seja, tudo dentro das regras para evitar que você tenha dores de cabeça. 

 

 

Conclusão 

 

 

 

Agora você já sabe como fazer rótulos e etiquetas de alimentos, já poderá começar a criar etiquetas para os seus produtos. Lembre-se apenas de seguir todas as normas, para que o seu produto esteja sob as regras da Anvisa. 

 

Como você pôde ver, é mais fácil contratar os serviços de uma empresa que domina a área, do que tentar fazer por conta própria, apesar de ser mais em conta. Por fim, o que você achou desse conteúdo? Foi útil para você? Deixe o seu comentário! 

 

Desentupidora Brasília

www.desentupidoraabreu.com.br

Serviço de desentupimento de esgoto e desentupidora de esgoto em Brasilia. Desentupidora Abreu atende a todo o Distrito Federal.

Desentupidoora em Praia Grande

www.praianadesentupidora.com

Desentupidora Praiana atende a toda Baixada Santista, Santos, Praia Grande, São Vicente, Guarujá e Cubatão. Serviço de desentupimento 24 horas todos os dias.

Desentupidora em Petropólis

www.pereirarodriguessaneamento.com.br

Desentupidora, Limpa Fossa e Hidrojateamento em Petrópolis e Teresópolis. Desentupimos canos, ralos e esgotos. Também temos dedetização em geral.

Dedetizadora em Fortaleza

www.ed7controledepragas.com.br

Serviço de Dedetização na Grande Fortaleza Dedetizadora ED7 Controle de Pragas. Dedetizadora de ratos, escorpião e baratas. Dedetização residencial, dedetização em empresas e dedetização em condomínios.

Logo Promom

A PROMOM é especializada na produção de etiquetas e rótulos de poliestireno para uso em contato direto e indireto com o alimento: etiquetas para frigoríficos, casas de carnes, açougues, laticínios, congelados e alimentos em geral. Produzimos também filme para etiquetas, filme para rótulos, laminado para etiquetas, laminado para rótulos, película para etiquetas, película para rótulos.

Institucional

- Nossa História

Informações de contato

Av. Bandeirantes, nº 4000, Jardim Santa Cecilia, CEP: 16902-040

pedidos@promom.com.br

Dúvidas? Fale com nosso atendimento

Clique para chamar no WhatsApp

Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade